Almeida Garcia

Boleto Falso: Como não cair no golpe?

Você sabe o que são boletos falsos?

Boletos falsos são documentos fraudulentos criados por criminosos com objetivo de enganar empresas indivíduos para que efetue o pagamento em conta as controladas por eles. Esses golpistas se utilizam de diversas estratégias para boletos verdadeiros, tornando-os quase indistinguíveis. Ao cair nesse golpe sua empresa ou o cidadão podem sofrer prejuízos financeiros significativos enfrentar sérias consequências, pois esses boletos podem chegar como se fosse uma correspondência do banco, de um prestador de serviço ou uma loja ou por meio eletrônico (e-mail, whatssap, sms) com links que direcionam à pessoa para uma fatura adulterada.

Cuidados essenciais para evitar boletos falsos:

Verificação rigorosa: Sempre verifique cuidadosamente os detalhes do boleto antes de efetuar o pagamento,comparare o CNPJ, a razão social , os valores e os dados do beneficiário com as informações fornecidas nas faturas originais;

Validação com o beneficiário: Antes de realizar qualquer pagamento entre em contato com o beneficiário do boleto por meio dos canais oficiais para confirmar a autenticidade da cobrança;

Impossibilidade de leitura do código de barras: Outra característica comum do boleto falso impossibilidade de leitura do seu código de barras. Boletos adulterados geralmente possuem leitura incompatível obrigando o destinatário digitar manualmente a sua numeração. Por isso, é recomendado tentar ler com a câmera do celular ao invés de digitar e sempre redobrar atenção quando encontrar essa dificuldade;

Confira o valor do seu boleto: Você sabia que os números finais do código de barras são sempre exatamente iguais ao valor do boleto bancário? Caso não sejam, significa que a fatura está errada ou foi adulterada!

Caiu no golpe, e agora?

Se você caiu no golpe do boleto falso, o primeiro passo tirar cópia do boleto e também do comprovante de pagamento (seja de caixa eletrônico internet ou celular) e ir com os papéis e documentos para registrar um boletim de ocorrência.

Logo após procure a loja onde a compra ocorreu e o banco fornecedor do boleto de cobrança, pois o Código de defesa do consumidor exigi que a prestadora de serviços forneça todas as informações e demais dados necessários para o consumidor que foi vítima de um boleto fraudado independentemente da culpa sair da loja ou do banco.

A loja é o banco são os únicos que tem acesso aos dados do consumidor por isso tornou-se responsáveis por arcar com os prejuízos da falsificação.

Em caso de suspeita ou identificação de boletos falsos entre em contato imediatamente com as autoridades competentes e com a nossa equipe jurídica para tomar as devidas providências legais.

Conte com Almeida Garcia advocacia para auxiliar na implementação de medidas de proteção contra boletos falsos e no cumprimento da lei vigente. Nossa prioridade é a segurança e tranquilidade de nossos clientes.